PRODUTOS

Analisador Dew Point - Ponto de Orvalho

Tecnologia de Óxido de Alumínio (Al2O3) HTFTM

O Sensor de Ponto de Orvalho da COSA Xentaur utiliza a tecnologia de Óxido de Alumínio (Al2O3) HTFTM (hyper-thin-film). O princípio de operação do sensor de óxido de alumínio HTFTM está baseado em uma camada higroscópica que adsorve ou libera moléculas de água dentro de seus poros, dependendo da pressão de vapor da água no ambiente.

Uma camada de alumínio, uma de ouro e o Filme Hiper Fino (Hyper Thin Film: HTFTM) de óxido de alumínio formam um capacitor. A capacitância elétrica da camada de óxido de alumínio muda com a pressão de vapor da água do ambiente. A capacitância elétrica é medida entre o núcleo de alumínio do sensor e a camada porosa de ouro condutora do lado externo. O óxido de alumínio é o dielétrico do conjunto capacitor que sofre mudança na sua propriedade de isolação pela presença da umidade da amostra. Na medida em que a umidade é adsorvida pelo HTFTM, ocorre alteração na capacitância do sistema. A fabricação própria dos sensores de tecnologia HTFTM resulta nas vantagens desta tecnologia. A nanotecnologia aplicada na fabricação do material provê a estrutura e agregação molecular do Filme Hiper Fino de óxido de alumínio, bem como extremamente higroscópica, resultando em um sensor muito sensível, com resposta rápida, de alta confiança e baixo drift tornam esta tecnologia diferente dos sensores convencionais.   

 

Resposta de alta capacitância

Sensores HTFTM possuem uma variação na capacitância com ordem de grandeza maior do que sensores de óxido de alumínio convencionais devido a sua película hiper-fina, uma camada de transição nítida e uma geometria de poros especiais. Além disso, essa mudança é quase linear e sua sensibilidade à temperatura é quase desprezível. As vantagens de uma resposta linear de alta capacitância são: melhor sensibilidade, melhor repetibilidade e tempos de resposta mais rápidos. E ainda, o sistema de medição é menos propenso a ruído e drifts


Faça o download das brochuras abaixo



Principais Aplicações


Petroquímica, Mineração, Farmacêutica, Controle de Processos de Secagem, Utilidades, Alimentos e Bebidas, Óleo e Gás, Siderúrgica, Papel e Celulose, Monitoramento de Umidade em Ar de Instrumento,Gás Natural, Proteção de Catalisadores,Tratamentos Térmicos,Controle de Qualidade de Gases Industriais.

Confiabilidade em suas medições; sensores com vida útil prolongada; baixa frequência de manutenção e baixo custo de instalação/manutenção.


Segue abaixo os diferentes modelos dos Dew Point Meters da Cosa Xentaur


Dew Point modelo - ESS - SCVP

O sistema tem um integrado e completo processo de auto-calibração em que o sensor é exposto periodicamente ao gás de calibração certificado pelo NIST e recalibrado. Dessa forma, tem-se alta confiabilidade e rastreabilidade NIST na medição e os sensores não necessitam retornar à fabrica para serem calibrados. Este sistema provado em campo, gera resultados consistentes e com exatidão no monitoramento de Gás Natural e no processamento de hidrocarbonetos, onde os analisadores convencionais falham.

 
ESS-SCVP Div 1
Sistema com válvula de atuação a ar em invólucro de aço inox com janela. Certificado para áreas classificadas Class 1 Div 1 Grps ABCD, T4.
 
 
  
 
 
 ESS-SCVP Div 1
Sistema com válvula de calibração de atuação elétrica, em invólucro de aço inox, certificado para áreas classificadas Class1 Div2, Grps ABCD, T4.
 
 
  
 
 
 
ESS-MCVP Div 2
Sistema com válvula de calibração de atuação manual para rack montado de 19´´, certificado par áreas classificadas Class1 Div2 Grps ABCD, T4 .
 
 

Dew Point série LPDT
O modelo LPDT (Loop Power Dewpoint Transmitter) é o menor transmissor de ponto de orvalho com circuito alimentado (2 fios) com um display. O modelo compacto é totalmente funcional, operando através de um mini display LCD personalizado e três botões de ação. A saída analógica é linear para as unidades de engenharia selecionadas para exibição e é configurável pelo usuário. Uma tampa à prova de intempéries está disponível para aplicações ao ar livre.


Dew Point série XDT
Aplicável quando a inserção do sensor diretamente na tubovia não é prática e a alimentação não se faz por loop, o XDT vem com unidade de leitura de visor digital para o dp ( C) e de concentração em ppm de umidade, ajustada para a pressão da amostra. Neste caso é usada amostragem extrativa em um compartimento (a cela de medição) que acompanha o conjunto, cujo sensor HTF é o mesmo dos modelos acima. Os transmissores digitais de ponto de orvalho XDT são instrumentos compactos, simples e conáveis, que monitoram continuamente o desempenho do secador de ar, a qualidade do ar comprimido e a umidade do gás seco, na faixa de ponto de orvalho desde temperatura ambiente até -100 °C, para aplicações onde o ponto de condensação de um gás é um parâmetro crítico.
Suas aplicações incluem: monitoramento e controle de secadores de ar, secadores de plástico, gases de soldagem e da aplicação de LASER, gases de matéria-prima petroquímica, gás natural, salas limpas, câmaras secas para manipulação de produtos sensíveis, processos inertes para fabricação de baterias de lítio e semicondutores, transformador e gases de isolamento de equipamento de comutação, gases criogênicos, fornos de tratamento térmico, gases industriais especiais, entre outros.

Dew Point Portátil e Compacto XPDM

O medidor portátil de ponto de orvalho XPDM (Xentaur Portable Dewpoint Meter) é um instrumento operado a bateria, projetado para aplicações nas quais a medição do ponto de orvalho deve ser feita de forma rápida e precisa. Com o XPDM, as verificações precisas de pontos de umidades em gases podem ser realizadas de maneira mais fácil e mais rápida do que nunca, em toda a faixa de ponto de condensação de -100º C até + 20º C (-148º F até +68º F).

Princípio de Funcionamento: 

O XPDM mantém o sensor em armazenamento seco até que a medição seja feita. O sensor desliza diretamente do armazenamento seco para dentro da célula da amostra, sem entrar em contato com o ar ambiente. Após a medição estar concluída, o sensor desliza de volta para o armazenamento seco, onde é seco para a próxima amostra.

Dew Point Híbrido HDT


Capaz de medir fase líquida e gasosa

· -100 °C a 20 °C

· -60 °C a 20 °C


O medidor de umidade modelo HDT é compatível com transmissão via protocolo HART, fornecendo sinal analógico com alimentação por loop tão bem quanto uma saida digital. Abrigado em invólucro de 32mm (1,25’’) de aço inox, num comprimento total de 136mm(5,36’’), incluindo o pino conector de padrão industrial 9,4mm. Isto faz do HDT o menor medidor de umidade e transmissor com alimentação por loop do mundo.

Loop de saída analógico:
O instrumento recebe sinal de 4 -20mA da alimentação. O sinal de 4-20mA é linear as unidades programadas de fábrica, eg. °C(dp) com uma resolução de 0,1°C(dp) ou 0,25uA, o que for maior. O intervalo de saída é programável.

Loop de Saída Digital:
O instrumento pode fornecer uma saída digital por uma linha modulada de loop de 4-20mA. A interface é definida por HART. No modo digital o HDT pode ser operado remotamente e tanto o ponto de orvalho quanto a temperatura podem ser lidos. No modo digital múltiplas unidades podem operar num cabo de loop simples ou um instrumento muilti-canal. Nesta configuração cada HDT recebe 4mA independentemente da do valor de ponto de orvalho medido.

Sistema de Alarmes:
O HDT fornece um sinal de alarme de ponto de orvalho programável através de uma saída digital. Adicionalmente reles ou dispositivos externos podem ser operados por loops digitais ou analógicos.

Conexões:
A interface do HDT com linhas de 14mm x 1,25mm e unificadas em linhas de ¾’’ – 16. Isto é também disponível em outras formas de linha, de acordo com as especificações. O HDT conecta um simples cabo de 2 vias até grandes distâncias.
Modelos dos Analisadores Dew Point - Ponto de Orvalho Modelo LPDT - Loop Powered Transmiter Serie XDT - Dew Point Transmiter Modelo XPDM - Dew Point Meter Portátil Voltar