PRODUTOS

Calorímetro de Processo COSA 9610

PRINCÍPIO DE MEDIÇÃO (MEDIÇÃO DE OXIGÊNIO RESIDUAL):  O princípio de medida do analisador COSA 9610" é baseado na análise do teor de oxigênio nos gases de combustão após a combustão da amostra. Uma amostra de gás contínuo é misturada com o ar seco na proporção constante e precisa, que depende da faixa BTU do gás a ser medido. A mistura de ar e combustível é oxidada em um forno de combustão na presença de um catalisador a 800 °C, e a concentração de oxigênio da amostra em combustão é medida por uma célula de óxido de zircônia. O oxigênio residual fornece uma medida precisa para o requisito de ar de combustão do gás da amostra, que pode ser correlacionado com precisão ao Índice de Wobbe do gás.


Vantagens


As principais vantagens deste método são a sua insensibilidade às mudanças na temperatura ambiente, uma resposta muito rápida com capacidade de medir gases com valores em BTU até zero e a medição do índice de requisitos para ar de combustão, além do índice de Wobbe e do valor de aquecimento.


Índice de Wobbe VS. Índice de Requisitos para ar de Combustão (CARI) 


O analisador COSA 9610" fornece uma medição direta do índice de requisitos para ar de combustão (CARI) de um combustível, que é ideal para o controle preciso da relação ar-combustível de um processo de combustão.
Em aplicações onde a quantidade de energia introduzida no incinerador deve ser controlada, o Índice de Wobbe pode estar intimamente correlacionado ao Índice CARI e diferenças entre as duas medições podem ser anuladas pelo uso de gases de calibração adequados. Em aplicações de gás natural, a precisão do instrumento COSA9610™nos termos do índice de Wobbe é melhor do que +/- 0.4% de leitura. Em aplicações de gás de labaredas, a exatidão pode ser mantida dentro de +/- 3%, mesmo quando as concentrações de hidrogênio da amostra variam de 0% a 100%.
A estabilidade, precisão, rapidez de resposta e confiabilidade da medição de oxigênio residual representam vantagens significativas sobre os calorímetros de chamas tradicionais e mais que compensam o pequeno erro teórico no cálculo de Wobbe. Deve-se notar que outros calorímetros, incluindo calorímetros do tipo de chama, também não são padrões primários, e eles também dependem do uso de gases de calibração adequados.


Poder Calorífico


Uma célula de precisão específica de gravidade com precisão de +/- 1% de leitura é integrada ao analisador COSA 9610", para aplicações que requeiram a medição do Poder Calorífico, e o processador calcula este valor. Em aplicações, onde a relação ar-combustível deve ser otimizada com base no CARI, a medição da gravidade não é necessária.


Carcaça do Analisador
 

O analisador COSA9610™está alojado em um gabinete NEMA4X (IP65) de aço inoxidável com dimensões de 41" x 41" x 16" adequado para instalações ao ar livre sem abrigo adicional contra temperatura. Para condições climáticas extremas, a faixa de temperatura operacional padrão do COSA9610 "pode ser estendida com a adição de um aquecedor de gabinete e/ou refrigerador de vórtice. O gabinete é adequado para montagem em parede ou em rack. O gabinete do analisador tem três compartimentos: o compartimento de mistura de gás, o compartimento de forno de combustão e os compartimentos eletrônicos.

O compartimento de mistura de gás contém condição de amostra e o sistema de mistura gás. Os componentes neste compartimento estão intrinsecamente seguros.
O compartimento de mistura de gás pode, opcionalmente, ser aquecido para evitar a condensação dos componentes mais pesados do gás.

O compartimento do sistema eletrônico contém o controlador baseado em computador industrial, que executa todas as funções controle de instrumento e cálculos. Os resultados estão disponíveis através de saídas analógicas isoladas e um LCD visível através de uma janela do gabinete e que exibe O2 residual em %, tensão de célula em mV, índice de Wobbe e valor calorífico de aquecimento (opcional) em BTU/SCF ou MJ/Nm3, em relação à densidade (opcional) e ao índice CARI (Índice de requisitos para o ar de combustão).

O compartimento do forno de combustão contém o forno de combustão com sensor de óxido de zircônia. Os gases de exaustão são ventilados e drenados. O compartimento do sistema eletrônico e compartimento de combustão do forno podem, opcionalmente, ser expurgados para aplicações de Classe 1 Div 2 ou Classe 1 Div 1.

O painel de purga é montado na parte inferior do gabinete.


Aplicações

• Controle de turbina
•Controle de acúmulo de labaredas
•Otimização de combustível
•Mistura de gases
•Transferência de custódia
•Controle Hyco Plant
•Aplicações de hidrogênio
•Aplicações de mistura de gases


Características


•Alta Precisão
•Resposta rápida
•Intervalo grande de medição
•Mede gases de baixo BTU
•Baixa Manutenção
•Sem chama/Sem extinção de chama
•Mede conforme os índices Wobbe e CARI
•Aprovação CSA opcional
•Método de medição direta (em conformidade com ASTM D-4891)
•Valores brutos ou líquidos de aquecimento

 

Especificações Técnicas do COSA 9610 Artigo sobre o Calorímetro de Oxigênio Residual Voltar